Add.Additive, um dos mais emblemáticos projetos de investigação e desenvolvimento da NOV Indústria, tem fabricação em Leiria

Add.Additive, um dos mais emblemáticos projetos de investigação e desenvolvimento da NOV Indústria, tem fabricação em Leiria

No passado mês de junho, no auditório do Grupo NOV em Leiria, a Lena Agregados no âmbito do projeto ADD.ADDITIVE – Fabrico aditivo, promoveu uma sessão de trabalho com os seus parceiros da PPS2 – Fabrico aditivo baseado em Materiais cerâmicos, cimentícios e compósitos de metal cerâmico. Esta foi a terceira vez que o grupo se reuniu para apresentar os últimos desenvolvimentos dos seus projetos, cujos copromotores são a Universidade de Aveiro, o IPL – Instituto Politécnico de Leiria, Centimfe, Costa Verde, Lena Agregados, Durit, Amcubed e Periplast.

Liderado pelo Centro de Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto do Politécnico de Leiria (CDRsp), uma futura plataforma nacional de produção aditiva será gerida em Leiria, na sequência de um desafio lançado pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, numa visita à instituição em maio deste ano.
 
A Indústria 4.0 procura a transformação metodológica e tecnológica dos processos de produção. O fabrico aditivo, manufatura do futuro, poderá passar pela implementação em massa de impressoras 3D, em rede, que irão operar em todos os eixos materiais, desde os polímeros, aos cimentícios, cerâmicos e compósitos até aos metais.
Com o projeto Add.Additive, a NOV Indústria procura o reposicionamento dos seus produtos, antevendo o progresso da indústria do futuro.
O projeto Add.Additive tem como objetivos a promoção da investigação e desenvolvimento sobre a relação material-processo em métodos de fabrico aditivo, alicerçando-se num conjunto de copromotores com saber e experiência em domínios técnico-científicos relevantes e representativos no contexto nacional e internacional.
No domínio da Indústria 4.0, também designada de 4ª revolução industrial, este projeto visa a mobilização de produtos, processos e serviços (PPS) inovadores, que impulsionarão significativas mudanças nos sistemas de produção e nos modelos de negócio.
 
O projeto encontra-se no 1º ano cruzeiro, com progresso ajustado ao planeamento previsto. Visando o
desenvolvimento de misturas cimentícias para o fabrico aditivo, nomeadamente a impressão 3D, a Lena Agregados, copromotores da PPS2- cimentícios e cerâmicos, em parceria com o IPL - CDRsp tem efetuado o estudo e validação de novas fórmulas de misturas cimentícias.
O futuro é hoje, por isso a NOV Indústria continuará a promover projetos que visam a diferenciação pela inovação, a modernização e a sustentabilidade dos seus negócios, diminuindo os custos por um lado e promovendo o aumento da sua capacidade produtiva por outro.
 

Data da notícia: 9 Outubro 2019