Lena Agregados vê a candidatura do projeto add.additive aprovada

Lena Agregados vê a candidatura do projeto add.additive aprovada

Na trilha da inovação, o Grupo Lena manifesta, com extremo contentamento, o sucesso da candidatura do projeto add.additive, ao Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT), aviso nº 10/SI/2016, no âmbito dos Programas Mobilizadores, no qual a Lena Agregados, se afigura como copromotor.

O projeto add.additive, liderado pela ADIRA – Metal-Forming Solutions, S.A., é copromovido por diversos parceiros, desde empresas de diversos setores industriais a diversas entidades de IDT, representando um espectro Multi-setorial e Nacional.

As entidades de IDT apresentam competências e experiência em todos os domínios, sendo que as empresas são de espectro Nacional, Multi-sectorial e com fortes indíces de exportação e interesse em progredir na internalização, na incorporação, no desenvolvimento (de sistemas, materiais e novos modelos de negócio) e na aplicação de tecnologias de fabrico aditivo.

A fabricação aditiva (AM do inglês Additive Manufacturing) é definida como “processo de ligação de material para produzir componentes a partir de um modelo 3D CAD, normalmente camada a camada, em oposição às tecnologias subtrativas”.

Dependendo do setor ou material, também as especificações de projeto podem ser diferentes, mas de uma forma transversal o que deve ser implementado são as ferramentas de otimização tipológica que permitem obter formas de difícil produção por processos subtrativos, mas exequíveis por processos aditivos.

A Lena Agregados assinala a sua participação neste projeto contribuindo para o estudo e fornecimento de matérias-primas adaptadas ao fabrico aditivo, no setor dos cimentícios

Data da notícia: 25 Julho 2017