LENA AGREGADOS PRODUZ MISTURAS BETUMINOSAS DE ELEVADO DESEMPENHO

LENA AGREGADOS PRODUZ MISTURAS BETUMINOSAS DE ELEVADO DESEMPENHO

A Lena Agregados, produziu pela primeira vez em Julho, misturas betuminosas com incorporação de fibras, para fornecimento da obra do IC2, em Leiria. Na gama das misturas betuminosas de elevado desempenho, estas denominam--se SMA (Stone Mastic Asphalt).

Uma vez mais a Lena Agregados, demonstra estar na linha da frente no que respeita à inovação e desenvolvimento de novos produtos, o que permite aos seus colaboradores o desenvolvimento de novas competências na produção de novos tipos de misturas betuminosas, bem como acompanhar as tendências do mercado indo ao encontro das necessidades dos seus clientes e donos de obra.

O SMA é frequentemente aplicado em camada de desgaste em vários países Europeus e nos EUA, com reconhecidas vantagens em termos de durabilidade e desempenho do pavimento, comparativamente às misturas betuminosas tradicionais aplicadas em camada de desgaste.

A sua aplicação faz-se em camadas com espessura delgada, geralmente entre 3 e 4 cm e a sua granulometria é marcadamente descontínua utilizando um ligante modificado em massa superior a 6% e 0,3 a 0,4 % de fibras para evitar escorrimento durante o transporte da mesma para a obra. Por norma aplicam-se em estradas de tráfego elevado (incluindo rotundas), aeroportos e zonas portuárias. As suas Principais vantagens são: • Flexibilidade a baixas temperaturas • Estabilidade a altas temperaturas • Boa adesividade betume-agregados • Durabilidade, e principalmente • Diminuição do ruido, mais-valia essencial no impacto ambiental provocado pela circulação automóvel. Neste âmbito, a Lena Agregados solicitou à entidade certificadora Bureau Veritas que as misturas betuminosas SMA, passassem a ter marcação CE de acordo com a norma NP EN13108,passando as mesmas a fazer parte da gama de produtos com marcação CE comercializados pela Lena Agregados.

Data da notícia: 10 Agosto 2015